O Papel da mulher na
educação brasileira.
Podemos constatar que a educação formal da mulher sempre foi proterida,
todos os povos confinaram as mulheres a certos espaços da casa. Enquanto os
meninos saiam bem cedo da tutela da mãe, as meninas continuavam dependendo dela
para a aprendizagem. Mulheres de modo geral não tratavam de negócios nem da
política. Apesar das duras restrições feitas á expressão das mulheres, elas
procuraram um espaço pra se fazer ouvir. Com o desenvolvimento da
industrialização houve significativa ampliação da rede escolar e maior
participação das mulheres. Contudo essas mudanças aconteceram de maneira
irregular conforme a classe e o lugar que pertenciam. No Brasil nenhuma
educação formal era reservada a mulheres. Somente no final do século XVIII, com
atuação do bispo Azeredo Coutinho ,que fundou em Pernambuco o primeiro colégio
para meninas de casa- grande e de sobrado ou seja para as filhas dos senhores
de engenho e para a elite urbana.Até 1930 pouquíssimas mulheres chegavam a cursos superiores . Com o
desenvolvimento industrial do Brasil em 1950 houve um sensível aumento na
procura de cursos do ensino médio para a ocupação do setor terciário. Hoje as
mulheres já constituem maiorias nas universidades e alcançam postos-chave nas
empresas e políticas A educação das mulheres surge tendo em vista o que uma
minoria delas já conseguiu como condição de uma participação nas iniciativas em
matéria de desenvolvimento.
“A escolaridade feminina progrediu rapidamente,
mas as mudanças culturais são lentas e as institucionais ainda mais”, disse
Moema Viezzer, socióloga fundadora da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do
Caribe.
O Professor.
Tânia Maya
Quem
com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?
Quem
ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas à
Santos Dumont?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas à
Santos Dumont?
Crianças
têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...
É
só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...
http://letras.mus.br/tania-maya/709537
sociedadedospoetasamigos.blogspot.com
ecoeantigos.blogspot.com
Sou formada em Pedagogia, mas antes cursei Magistério,
tenho 49 anos 24 de carreira leciono ciências em escola municipal e estadual
nas séries de 5º a 8º.
|
Qual é sua
concepção sobre procedimentos pedagógicos como todo no ambiente escolar?
Bom, todo ano o governo fornece livros para os alunos e cada
professor adapta aquele livro para desenvolver atividades em sala de aula, mas
como o conteúdo é resumido cabe ao professor acrescentar outro livro para
ampliar o conhecimento em sala de aula. Na forma de avaliar os alunos, sempre
um ponto é pela participação do aluno nas atividades em sala de aulae os outros
nove pontos são distribuidos em provas, testes, trabalhos e pesquisas, sobre a
questão de aprendizado e disciplina em escola pública, é sempre difícil, mas
não ímpossivel, porque são alunos de temperamentos e natureza diferenciados,
muitas vezes com conflitos no lar e nós como professores precisamos ser
criativos ao desenvolver as aulas, para tornar aqueles momentos em sala de aula
o mais agradável possível para obter do aluno um melhor desempenho.
Sou formada em
Letrase ensino inglês ha dois anos em uma escola particular no ensino médio.
|
Qual sua concepçãp sobre procedimento pedagógico, formação
docente, avaliação, disciplina em sala de aula, instrução de aprendizagem entre
outros?
È necessário que a escola tenha profissionais que trabalhem
juntos na elaboração dos procedimentos pedagógicos que irá ser aplicado em sala
de aula durante todo ano, com participação dos pais na formação do aluno,
porque a escola depende também do desempenho da família.
O professor precisa ser atual, usar ferramentas que estimulem
o aluno. Hoje a tecnologia esta em alta e se o professor trouxer este
instrumento para a sala de aula com certeza servirá de estímulo para o aluno
aprender o conteúdo e obter um bom resultado nas avaliações. Ser professor é
esta em constante aprendizado, poque todo momento coisas se transformam, se
evolui e nós desta profissão precisamos acompanhar esta evolução.
Diante do que foi
estudado, pergunta a vocês leitores “Qual será o caminho para diminuir as
dificuldades que a escola está enfrentando neste século?”
Referências Bibliográficas
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo Moderna, 1998.
- CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite á Filosofia. 13ª edição, São Paulo, Ática, 2009.
- HAYDT, Regina Célia Cazaux, “crise na educação: por quê?”, Thot, n.22, p.45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário