quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A educação nos séculos XVIII e XIX. Concepções liberais do século XX. Críticas à escola.


O Papel da mulher na educação brasileira.

Podemos constatar que a educação formal da mulher sempre foi proterida, todos os povos confinaram as mulheres a certos espaços da casa. Enquanto os meninos saiam bem cedo da tutela da mãe, as meninas continuavam dependendo dela para a aprendizagem. Mulheres de modo geral não tratavam de negócios nem da política. Apesar das duras restrições feitas á expressão das mulheres, elas procuraram um espaço pra se fazer ouvir. Com o desenvolvimento da industrialização houve significativa ampliação da rede escolar e maior participação das mulheres. Contudo essas mudanças aconteceram de maneira irregular conforme a classe e o lugar que pertenciam. No Brasil nenhuma educação formal era reservada a mulheres. Somente no final do século XVIII, com atuação do bispo Azeredo Coutinho ,que fundou em Pernambuco o primeiro colégio para meninas de casa- grande e de sobrado ou seja para as filhas dos senhores de engenho e para a elite urbana.Até 1930 pouquíssimas mulheres  chegavam a cursos superiores . Com o desenvolvimento industrial do Brasil em 1950 houve um sensível aumento na procura de cursos do ensino médio para a ocupação do setor terciário. Hoje as mulheres já constituem maiorias nas universidades e alcançam postos-chave nas empresas e políticas A educação das mulheres surge tendo em vista o que uma minoria delas já conseguiu como condição de uma participação nas iniciativas em matéria de desenvolvimento.
“A escolaridade feminina progrediu rapidamente, mas as mudanças culturais são lentas e as institucionais ainda mais”, disse Moema Viezzer, socióloga fundadora da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe.



O Professor.

Tânia Maya

Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?
Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas à
Santos Dumont?
Crianças têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...
É só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...
http://letras.mus.br/tania-maya/709537



sociedadedospoetasamigos.blogspot.com
ecoeantigos.blogspot.com




Sou formada em Pedagogia, mas antes cursei Magistério, tenho 49 anos 24 de carreira leciono ciências em escola municipal e estadual nas séries de 5º a 8º.
Qual é sua concepção sobre procedimentos pedagógicos como todo no ambiente escolar?
Bom, todo ano o governo fornece livros para os alunos e cada professor adapta aquele livro para desenvolver atividades em sala de aula, mas como o conteúdo é resumido cabe ao professor acrescentar outro livro para ampliar o conhecimento em sala de aula. Na forma de avaliar os alunos, sempre um ponto é pela participação do aluno nas atividades em sala de aulae os outros nove pontos são distribuidos em provas, testes, trabalhos e pesquisas, sobre a questão de aprendizado e disciplina em escola pública, é sempre difícil, mas não ímpossivel, porque são alunos de temperamentos e natureza diferenciados, muitas vezes com conflitos no lar e nós como professores precisamos ser criativos ao desenvolver as aulas, para tornar aqueles momentos em sala de aula o mais agradável possível para obter do aluno um melhor desempenho.


Sou formada em Letrase ensino inglês ha dois anos em uma escola particular no  ensino médio.
Qual sua concepçãp sobre procedimento pedagógico, formação docente, avaliação, disciplina em sala de aula, instrução de aprendizagem entre outros?
È necessário que a escola tenha profissionais que trabalhem juntos na elaboração dos procedimentos pedagógicos que irá ser aplicado em sala de aula durante todo ano, com participação dos pais na formação do aluno, porque a escola depende também do desempenho da família.
O professor precisa ser atual, usar ferramentas que estimulem o aluno. Hoje a tecnologia esta em alta e se o professor trouxer este instrumento para a sala de aula com certeza servirá de estímulo para o aluno aprender o conteúdo e obter um bom resultado nas avaliações. Ser professor é esta em constante aprendizado, poque todo momento coisas se transformam, se evolui e nós desta profissão precisamos acompanhar esta evolução.




Diante do que foi estudado, pergunta a vocês leitores “Qual será o caminho para diminuir as dificuldades que a escola está enfrentando neste século?”


Referências Bibliográficas 

  •                  ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo Moderna, 1998.
  •                 CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite á Filosofia. 13ª edição, São Paulo, Ática, 2009.
  •                 HAYDT, Regina Célia Cazaux, “crise na educação: por quê?”, Thot, n.22, p.45.

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