quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Antropologia filosófica. Epistemologia Axiologia.

Antropologia

É uma ciência que estuda a cultura, crenças, valores, costumes de diferentes povos do planeta. Apesar de constatada diferenças entre os seres humanos, existiria uma essência humana, um modelo a ser atingido por meio da educação. Os filósofos sofistas eram educadores, estavam voltados para a formação do homem público, capaz de defender com argumentos suas ideias e convencer os demais. Sócrates desenvolveu um método que instigava os jovens e a outros a pensar melhor através do questionamento de perguntas que abririam novas idéias que se encontravam no íntimo de cada indivíduo. Dar resposta à pergunta sobre o que é o ser humano é básico para poder dar sentido à vida humana. Ao longo da história são dados diferentes definições de pessoas, cada uma delas com seus valores e definições.
           













Epistemologia   

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. Compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento, crenças verdades. Para os aprioristas, se o conhecimento é uma maneira de entrarmos em contato com a realidade, não podemos saber se o que conhecemos é verdadeiro ou falso se não tivermos um critério seguro. E esse critério está em nosso espírito. Para o interacionismo é pela própria interação que se constituem o sujeito e o objeto. A importância do ,meio, da transmissão dos conhecimentos acumulados e, portanto,do conhecimento como “”descoberta” de algo que já existe e não como resultado de uma construção.







Axiologia
A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria). Existe um longo caminho a ser percorrido na construção da autonomia, seja na moral pessoal seja no fortalecimento da cidadania, seja na expressão da sensibilidade, como manifestações plenas da liberdade humana. ”A liberdade de cada um é limitada pela liberdade dos demais” “Cada sociedade estimula alguns comportamentos por considerá-los adequados e sujeita outros a sanções de diversos tipos, desde um olhar de reprovação até o desprezo ou indignação.” A valorização é a experiência axiológica de um sujeito dentro de uma situação concreta. O ato de valorar é uma tarefa humana e coletiva que nunca termina.











          Referências Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário