Lev Semenovitch Vygotsky(1896-1934), advogado e
psicólogo russo, enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social
no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de
conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para ele, o sujeito não é
apenas ativo, mas se também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de
relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos que o
conhecimento e as funções sociais são assimilados.
Pensador
importante em sua área foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento
intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de
vida. Veio a serem descobertos pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos
após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
Vygostsky tem como palavra-chave interação social, o que
implica dizer que o desenvolvimento do indivíduo se dá através da relação com o
outro, com o mundo.
O conceito de mediação simbólica trata
do conceito de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece através de
duas formas:
a) Instrumentos: objetos, ferramentas criadas
pela necessidade de intervenção do homem no mundo – ação. Se toda produção do
homem é cultura, a encara como alargadora de possibilidades. Exemplo: o homem
precisava percorrer grandes distâncias, inventou o avião, o navio, claro que o
que não está em questão é o tempo que se levou para a constituição final destas
invenções, mas sim, da necessidade atendida através da idealização.
b) Signos / símbolos: são representações.
Exemplo: o símbolo de masculino e feminino. Sentido, significado objetivo. Esta
é a primeira categoria. Na segunda, os símbolos demandam abstrações mais
elaboradas, internalizadas, reflexivas. Exemplos: noção de tempo. E quando
dizemos a palavra mesa. Uma pessoa que escuta já traz em sua memória um desenho
qualquer de mesa, a idéia do que é uma mesa, para que ela serve.
A linguagem, contemplada como instrumento do pensamento,
tem duas funções:
Comunicação: expressão,
intercâmbio social.
Categorização: de
classificação, conceituação do mundo: representa inteligência prática.
Zona de desenvolvimento
proximal
Conceitos atrelados: conhecimento real e conhecimento
potencial
Conhecimento real é
aquele em que há o domínio, aquilo que se conhece, sabe, articula. É passado.
Exemplo: sei fazer arroz.
Conhecimento potencial é
aquele que se pode dominar com a ajuda de outro mais experiente, por exemplo:
apesar de saber fazer arroz, só consigo fazer risoto com a ajuda de minha avó,
pois ela organiza toda a seqüência da receita para que eu não me perca.
A distância entre o conhecimento
real e o conhecimento potencial é chamada de zona de desenvolvimento proximal. É o
“lugar imaginário” onde o professor deve atuar no aluno. Se tivermos 42 alunos
numa sala de aula, teremos 42 z.d.ps diferentes
Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do
professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. A idéia
de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer,
porém, que se deve apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos aos
alunos. O importante, para o pensador, é apresentar às crianças formas de
pensamento, não sem antes detectar que condições elas têm de absorvê-las. E
você? Já pensou em elaborar critérios para avaliar as habilidades que seus
alunos já têm e aquelas que eles poderão adquirir? Percebe que certas
atividades estimulam as crianças a pensar de um modo novo e que outras não
despertam o mesmo entusiasmo?
Fonte:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.phpfoto=467&evento=9#menu-galeria
fonte imagem: http://wwwmdtbvygotsky.blogspot.com.br/
Referências Bibliográficas
BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria Lourdes T. Psicologias: uma
introdução ao estudo de psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. (PLT- 248
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